Guia dos Terminais Elétricos

Anéis

ANEL LAMINADO

É um dos tipos mais seguros de terminal, deve ser inserido através do furo da lingueta no parafuso ou pino de fixação. Pode ser não isolado ou isolado e, até a bitola 35 mm² / 2 AWG, isolado com luva de reforço. Disponível nas bitolas de 0,10 - 150 mm² / 26 AWG - 250 MCM.

ANEL TUBULAR

Terminal de compressão, fabricado em cobre eletrolítico estanhado para obter resistência à corrosão, com furo de vigia para assegurar uma boa compressão. Pode ser isolado em algumas bitolas. Disponível para cabos de 2,50 - 400 mm² / 12 AWG - 800 MCM.

Forquilhas

FORQUILHA RETA

Para o uso em barras de bornes. Por ser plano, assenta perfeitamente na superfície da barra e proporciona uma fixação segura da conexão. Pode ser não isolado, isolado ou isolado com luva de reforço para cabos de 0,25 - 6,50 mm² / 22 - 10 AWG.

FORQUILHA ANEL

Feita para maior rapidez e facilidade de instalar, pois não é necessário remover a porca do parafuso de fixação. Pode ser não isolado, isolado ou isolado com luva de reforço. Disponível para cabos de 0,25 - 6,50 mm² / 22 - 10 AWG.

FORQUILHA DOBRADA

Terminal com as pontas das linguetas dobradas para cima, o que ajuda a manter a conexão caso o parafuso afrouxe. Pode ser não isolado, isolado ou isolado com luva de reforço. Disponível para cabos de 0,25 - 6,50 mm² / 22 - 10 AWG.

FORQUILHA MOLA

Proporciona a segurança do anel, o que facilita a inserção da forquilha, além de não se soltar facilmente do pino ou parafuso. Pode ser não isolado, isolado ou isolado com luva de reforço. Disponível para cabos de 0,25 - 6,50 mm² / 22 - 10 AWG.

Luvas e Emendas

LUVA DE EMENDA

Desenvolvida para conectar fios e cabos que, inseridos em cada extremidade, são posicionados pelo limitador central da mesma. Necessita de duas compressões. Quando isolada serve para cabos de 0,25 - 35 mm². Quando não isolada atende a cabos de 0,25 - 95 mm² / 22 - 4/0 AWG.

LUVA TUBULAR

Desenvolvida para conectar fios e cabos que, inseridos em cada extremidade, são posicionados pelo limitador central da mesma. Necessita de duas compressões. Disponível de 4,00 - 400 mm² / 12 AWG - 800 MCM.

LUVA DE EMENDA COM JANELA

Esta luva permite, pelo corte na altura do limitador central, a inspeção da emenda dos fios ou cabos inseridos. A isolação utiliza nylon transparente. Pode ser isolada ou não nas bitolas 0,10 - 6,50 mm² / 26 - 10 AWG.

EMENDA PARALELA

Feitas para permitir emendas de fios e cabos, que devem ser inseridos de forma sobreposta. Necessita de uma única compressão central. Muito utilizada em fios sólidos, Quando isolada serve para cabos de 0,10 - 35 mm². Quando não isolada atende a cabos de 0,10 - 95 mm² / 26 - 4/0 AWG.

Slip-Ons e Linguetas

SLIP-ON MACHO / FÊMEA TOTALMENTE ISOLADO EM NYLON

A cápsula de isolação da fêmea acopla-se totalmente na cápsula isoladora do macho, formando uma conexão totalmente isolada. As cápsulas em nylon permitem a conexão e a desconexão sem alterar a isolação, o que evita que aconteça um curto-circuito. Disponível para cabos 0,25 - 2,60 mm² / 22 - 14 AWG.

SLIP-ON MACHO / FÊMEA

Proporciona rápida e fácil conexão. A lingueta macho desliza no receptáculo do terminal fêmea com excelente força de fixação, devido às travas e às bordas do encaixe da fêmea, que são dobradas. Pode ser não isolado, isolado ou isolado com luva de reforço. Para bitolas de cabo 0,25 - 6,50 mm² / 22 - 10 AWG.

SLIP-ON FÊMEA TOTALMENTE ISOLADO

O terminal é totalmente encapsulado por isolação moldada em PVC, o que elimina os riscos de centelhamento e curto-circuito. Disponível para cabos de 0,25 - 6,50 mm² / 22 - 10 AWG.

SLIP-ON TIPO BANDEIRA

Terminal em ângulo reto. Tem as vantagens dos outros slip-ons, além de proporcionar flexibilidade de espaço de montagem. Pode ser não isolado ou isolado. Disponível em bitolas de 0,25 - 6,50 mm² / 22 - 10 AWG.

LINGUETA DE FIXAÇÃO

Usada como terminal slip-on macho, com a diferença de que não possuem barril. Projetada para fixação com parafuso ou rebite. Disponível plana ou dobrada em 30°, 45°, 60° ou 90° graus e em blocos de 2 a 8 partes não isoladas.

LINGUETAS DE FIXAÇÃO EM FITA

Iguais às linguetas de fixação. Disponíveis planas ou dobradas em 90° graus em fita contínua.

Pinos

PINO

Desenvolvido para instalações em barras de bornes e contatores. Usado, também, como terminação de cabos flexíveis. Pode ser não isolado, isolado ou isolado com luva de reforço. Disponível para bitolas de cabo 0,25 - 10 mm² / 22 - 8 AWG.

PINO PLANO

Difere dos pinos pelo formato de lâmina plana, o que permite a sobreposição de dois ou mais terminais no mesmo bloco. Disponível em duas larguras. Pode ser não isolado, isolado ou isolado com luva de reforço. Disponível para as bitolas de cabo 0,25 - 6,50 mm² / 22 - 10 AWG.

PINO TUBULAR

Terminal tubular com contato em forma de lâmina projetado para altas compressões. Robusto e versátil, pode ter isolação em PVC ou nylon. Disponível para bitolas dos cabos de 10 até 35 mm².

ILHÓS TUBULAR

Constituído de um pino tubular de cobre de alta condutibilidade, estanhado e isolado. Próprio para uso em eletro-eletrônica, em que são exigidas dimensões reduzidas para contato e resistência a vibrações. Pode ser não isolado ou isolado: para 1 condutor, disponíveis para cabos de 0,50 a 95 mm²; para 2 condutores, disponíveis para cabos de 0,50 a 16 mm².

Outros

CONECTOR "RABINHO DE PORCO"

Utilizado como emenda das pontas do cabo. Capa de "terminação morta". Uma única compressão assegura uma conexão confiável. Disponível para cabos isolados das bitolas 0,25 a 10 mm² / 22 a 8 AWG.

LINGUETA PLANA

Desenvolvida para fixação em barras de bornes, blocos e contatores. Devido ao seu ótimo assentamento, não se solta com o afrouxamento da fixação. Pode ser não isolado, isolado, ou isolado com luva de reforço. Disponível para bitolas de cabo 0,25 a 6,50 mm².